Um dos principais objetivos da reunião do Conselho de Tráfego do Daer realizada na Câmara de Vereadores do município na tarde de ontem (22) foi se aproximar das empresas que realizam o transporte e dos representantes dos usuários que utilizam o serviço. As opiniões e experiências colhidas no interior do Estado servirão para construir um Plano Diretor de Transportes do Rio Grande do Sul reciclando a legislação em vigor criada há 52 anos e que não contempla mais o cenário atual. O processo de licitação das concessões de estações rodoviárias também marcou os discursos. Os conselheiros aprovaram por unanimidade as três pautas do dia envolvendo alterações de horários de empresas da região.
O Conselho de Tráfego é composto por 11 titulares que representam o governo e as categorias do transporte envolvendo trabalhadores, empresas e usuários de transporte. A proposta de fazer as reuniões do conselho no interior do Estado tem por objetivo fiscalizar a qualidade dos serviços que oferecidos. Segundo o diretor de Transportes Rodoviários, Saul Sastre essa iniciativa faz com que o órgão aprimore as decisões dentro do conselho a partir das experiências locais. “Hoje não conseguimos administrar nada trancados em uma sala. Nesses encontros conseguimos nos reunir usuários do sistema, empresários buscando melhorar o trabalho”, disse Sastre.
O Conselheiro Representante dos usuários pela Federação Riograndense de Associação Comunitárias dos Moradores de Bairro (FRACAB), Paulo Berdet, acredita que para melhorar o atual sistema é necessário a criação de uma nova legislação, acesso maior a aquisição de passagens por parte dos usuários e da implantação de mais um meio de transporte. “Só assim teremos um custo mais baixo e serviço mais qualificado. Estamos cada vez mais perdendo passageiros para o transporte aéreo”, salientou Berdet.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.
Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis