Com temas que ficaram entre artroplastia, angioplastia e tratamentos de tumores, o segundo dia do Simpósio Internacional INNEuro trouxe a Passo Fundo grandes nomes como o médico francês Patrick Courthex que na sexta-feira abordou angioplastia intracriana. Também nas conferências desta sexta, destaque para o mexicano Augustin Caldera-Duarte que abordou dois temas: schwannomas vestibulares, que são tumores benignos que se formam em um dos nervos vestibulares, e abordagens cirúrgicas da transição crânio-vertebral, que mostrou este tipo de técnica em pacientes que, após a cirurgia, não sofreram qualquer perda de movimentos.
Outro destaque do segundo dia de debates foram as conferências sobre a importância do diagnóstico precoce da esclerose múltipla, ministrada pelo médico Jefferson Becker, de Porto Alegre, e a que abordou o tratamento farmacológico da doença de Parkinson, com o médico Carlos Roberto Rieder, também de Porto Alegre. Conforme Rieder, a grande questão é aliar o tratamento medicamentoso com o psicológico, com especial atenção para o amparo do paciente entre seus familiares.
“O destaque do Simpósio certamente é o nível cultural que tem sido mantido e comandando pelas maiores expressões da neurocirurgia nacional e as estrangeiras que aqui estão”, comenta o médico neurologista Paulo Crusius, organizador do evento. De acordo com ele, uma das provas de que o simpósio atingiu o objetivo foi o número de inscrições, que passou das 300. Além disso, o INNeuro 2012 foi o primeiro evento internacional sobre o tema realizado no interior do estado. “Simpósio como evento internacional é o primeiro a ser realizado no Planalto e no interior do Rio Grande do Sul, então isso nos enche de orgulho e satisfação, tanto para a Faculdade de Medicina como para o Instituto de Neurologia e Neurocirurgia. Um evento grande sempre traz consigo uma marca e essa marca sempre tem que ser histórica e ter tradição. E ela traz a história de 40 anos e a tradição de ética e respeito e dignidade ao paciente que sempre foram a conduta tomada pelo Instituto de Neurologia e Neurocirurgia”, salienta o médico.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.
Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis