O 23º Curso de Orientação à Gestante, promovido pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo iniciou na última segunda-feira (19). Mais uma vez, contou com a presença massiva das futuras mamães e papais, que são mais de 120 participantes. Nesta edição a médica obstetra, Marisol Curti que a cada curso aborda assuntos relacionados à qualidade de vida durante a gestação, relacionou a importância do acompanhamento dos homens durante o pré-natal.
A profissional enfatizou que os futuros papais exercem grande importância no acompanhamento da gestação da mulher. “É imprescindível que os futuros pais entendam que no período de gestação a sensibilidade da mulher é muito mais aflorada e que a atenção, o carinho e a participação da vida gestacional contribuem para o sucesso da gravidez. O homem deve interagir com o filho intrauterino, visto que a partir do sétimo mês o feto já é capaz de ouvir e assim ele reconhecerá a voz do pai, tendo maior aproximação ao nascer”, ressaltou a obstetra Marisol Curti.
No decorrer da palestra, os pais mais tímidos também receberam dicas para vencer essa dificuldade. “Esses pais devem se informar através de leituras em livros, revistas e na internet para junto com a esposa refletir sobre os assuntos. É importante que participem também na escolha do enxoval e façam passeios agradáveis”, enfatiza a médica.
Entusiasmado, o futuro papai Roberto Sander, na companhia da futura mamãe Adriana Antunes Krauzer, que está grávida de 32 semanas de Maria Júlia, disse que será bastante participativo nos cuidados com a primeira filha. “Vou trocar fraldas, ajudar no banho, quero realmente participar. Procuramos o curso para aprender e qualificar os cuidados que teremos com a nossa filha”.
O 23º Curso de Orientação à Gestante acontece até o dia 30 de março com palestras que orientam as gestantes e o companheiro sobre os principais cuidados durante a gestação.