Os cavaleiros da Federação Paulista de Hipismo foram o destaque do II Circuito MD de Hipismo e do IV MD Horse Show. Eles levaram os primeiros lugares nas duas principais provas realizadas. José Roberto Reynoso Fernandez Filho, conhecido como Zé Roberto, foi o destaque do II Circuito MD de Hipismo e do IV MD Horse Show. Ele foi o vencedor de várias provas de 1,20m/1,25m e também de 1,35m. Além disso, conquistou o primeiro lugar do Circuito MD na categoria 1,20m/1,25m. O Grande Prêmio do Circuito MD de Hipismo na categoria 1,35m ficou com José Luiz Guimarães de Carvalho, seguido por Fernando José de Assis Costa e Luis Antonio Piva Filho. Os três competiram pela Federação Paulista de Hipismo.
No II Circuito MD de Hipismo Zé Roberto saltou nas etapas de Curitiba, Florianópolis e Passo Fundo. Em todas elas, esteve com os mesmos cavalos. “Sigo com os três cavalos no concurso sem ficar trocando e eles estão saltando bem. Brinco muitas vezes que a estrela de alguém tem que brilhar e graças a Deus está sendo a minha”, avalia sobre a participação no concurso.
Sobre as provas, o cavaleiro destaca o bom nível dos competidores. Segundo ele, no último dia de provas a competitividade foi ainda maior do que nas outras etapas do Circuito. “Muita gente veio com os mesmos cavalos. Mas quando a gente fala da premiação que temos aqui a gente vê que a coisa fica um pouco mais elaborada. Aqui, além de tudo, o Maurício faz essa linda festa”, pontua.
Futuro do hipismo
A diferença de idade dos competidores deixa á mostra o futuro do hipismo brasileiro. Na opinião de Zé Roberto muitos dos participantes da competição em Passo Fundo farão parte do futuro dos esportes equestres no país. “Para eles é mais uma prova, mais uma chance de ganhar experiência. O nível técnico é mais difícil. Tem o João Victor, um garoto novo, que tem toda chance de competir de igual pra igual”, opina. Para ele, a idade tem influência principalmente na experiência dos cavaleiros e amazonas. “Facilita para saber como ficar ou não em algumas situações por já ter vivido elas”, completa. Por outro lado, os atletas menos experientes podem ter de lidar com a ansiedade de competir com os mais experientes. “Mas é uma coisa saudável”, finaliza.
Circuito MD de Hipismo
Confira a classificação final do II Circuito MD de Hipismo na categoria 1,20m/1,25m na soma dos pontos das três etapas realizadas:
1º José Roberto Reynoso Fernandez Filho
2º José Luiz Guimarães de Carvalho
3º Pedro Paulo Luiz Lacerda
4º Adir Dias de Abreu Junior
5º Rafaela Albuquerque Zanatta
6º Marina Dal Agnol