Mulheres da Paz serão apresentadas à comunidade

200 mulheres selecionadas pela Equipe Multidisciplinar do Projeto serão conhecidas no próximo dia 28 de março em um ato solene

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No mês de abril, as mulheres selecionadas para atuar no projeto Mulheres da Paz serão capacitadas pela Comissão de Direitos Humanos. Elas deverão atuar nas comunidades que constituem áreas de alto índice de vulnerabilidade, para a construção e fortalecimento das redes sociais de prevenção e enfrentamento à violência. Os bairros contemplados no projeto foram José Alexandre Zachia, Valinhos, Vera Cruz, Santa Marta, Integração, Cruzeiro, São Luiz Gonzaga, Manoel Corralo e Entre Rios. Uma cerimônia será realizada no dia 28 de março, na Escola Municipal Daniel Dipp, às 17h30 para apresentar as mulheres à comunidade passo-fundense.

Elas foram identificadas por agentes sociais pertencentes a vários segmentos como: Conselho Tutelar, CRAS, associações de bairros, agentes comunitários de saúde e de mediação de conflitos, escolas, secretarias municipais e meios de comunicação. Ao total, 314 mulheres realizaram a inscrição e 200 delas foram selecionadas pela Equipe Multidisciplinar do Projeto, composta por assistente social, psicóloga, advogada e educadoras sociais.

Durante a capacitação, as mulheres receberão noções sobre Lei Maria da Penha, informática, direitos humanos, mediação de conflitos, acesso à Justiça, ações do Pronasci, entre outras áreas. As Mulheres da Paz receberão apoio, auxílio e formação continuada. Também serão acompanhadas diariamente e terão encontros semanais com a equipe envolvida. Receberão uma bolsa auxílio no valor de R$ 190,00, uniforme (conjunto de abrigo 2 peças, tênis, camisetas, bonés, jaquetão, capa de chuva, pasta e mochila) e o material necessário para a capacitação.

Conforme a gestora local do projeto, Marisa Ré De Rocco, “a Mulher da Paz será uma agente de ligação entre a comunidade e o poder público, com um importante papel de mediadora social”.

O secretário de Segurança Pública, Márcio Patussi, salientou que o projeto é muito importante para Passo Fundo, porque além de fortalecer as bases comunitárias auxiliará na pacificação dos bairros oferecendo a sociedade novas oportunidades a cada uma dessas mulheres.
O Projeto Mulheres da Paz é uma das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) que se destina à prevenção, controle e repressão da criminalidade, atuando em suas raízes sócio-culturais, além de articular ações de segurança pública com políticas sociais, por meio da integração da União, Estados e Municípios.

Gostou? Compartilhe