Entre as 16 cultivares de soja licenciadas pela Fundação Pró-Sementes e multiplicadas por produtores de sementes do sul do país, as de ciclo precoce se destacam. Dos 12.200 hectares licenciados no RS, SC e PR com essas cultivares, 5.156 hectares correspondem à produção de sementes de FPS Urano RR, e 3.327 hectares foram destinados à FPS Júpiter RR.
Na HS Sementes, de Coxilha (RS), esta é a quarta safra em que são produzidas sementes FPS Urano RR. “Continuamos multiplicando a cultivar pelo seu bom desempenho e pela boa aceitação do mercado”, disse Mário Klein, gerente executivo da empresa. Devido à falta de chuvas, a produtividade dessa safra será menor que a anterior. Mesmo assim, a expectativa é que sejam colhidos entre 50 e 55 sacos por hectare.
Já a Cotrijuí, cuja produção de sementes está localizada em uma área mais afetada pela seca no RS, deve colher entre 25 e 30 sacos por hectare da FPS Urano RR e aproximadamente 30 sacos por hectare da FPS Júpiter RR. A produtividade é muito inferior à alcançada na safra 2010/2011. “Em algumas áreas, obtivemos até 70 sacos por hectare com essas duas cultivares”, conta o engenheiro agrônomo da cooperativa, Darci Lorenzon.
Desta vez, a Cotrijuí apostou na FPS Júpiter RR. Foram plantados 800 hectares da cultivar para a produção de sementes. A opção levou em consideração qualidades como boa produtividade, bom engalhamento e flexibilidade da densidade. “Tanto a FPS Urano RR quanto a FPS Júpiter RR são cultivares bem vistas pelos agricultores”, afirma Lorenzon