Mais de 100 famílias que moram no interior de Passo Fundo serão beneficiadas com a perfuração de cinco poços artesianos. A parceria entre o governo do Estado e a prefeitura já está em andamento. Dois poços estão prontos. Um deles foi entregue pelo secretário estadual de Desenvolvimento Rural Ivar Pavan na manhã de ontem na comunidade de São João da Boa Vista. Os outros que deverão ser concluídos em breve ficam nas comunidades de Capão Bonito, Sede Independência, próximo ao Capingüi, Bom Recreio e Pulador.
De acordo com Pavan, as perfurações fazem parte de um programa do governo do Estado para abastecer as comunidades do interior. Dez máquinas estão em várias regiões do Estado para fazer a abertura dos poços. Na região, Ibiaçá, Sananduva e Erechim também já receberam poços. “Temos uma máquina percorrendo essa região. Neste ano, com a seca, se intensificou a demanda e não estamos conseguindo nem com dez máquinas acompanhar tudo”, observa. Equipamentos da Corsan e outros contratados pela Secretaria Estadual de Obras Públicas também estão auxiliando as comunidades. O programa deve se estender até o final do governo.
Emergência
No Rio Grande do Sul, 342 municípios estão em situação de emergência por causa da seca. Os prejuízos na soja e milho já estão consolidados em cerca de 35% e 50% respectivamente. “Parte está protegida pelo seguro e uma parte dos agricultores mais empobrecidos fizemos a anistia do programa Troca-Troca que envolve mais de 230 mil famílias beneficiadas”, garante. Segundo ele, outras ações estão sendo pensadas e deverão ser anunciadas nos próximos dias. “Aguardamos também que o governo federal possa adotar as medidas que competem a ele para que possamos dar uma resposta de socorro consistente”, acrescenta.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.
Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis