Entre o início e o final da tarde de ontem (26) a temperatura despencou 10 graus. Enquanto os termômetros marcavam 27,5ºC às 13h, quatro horas depois, às 17h, o registro era de 17ºC. Além disso, a chuva que chegou nas primeiras horas da tarde pegou muitas pessoas desprevenidas. Porém, nada de anormal, pois estas são características do outono, que é uma estação de transição entre o verão e o inverno. Nesta época é comum a queda da temperatura e até mesmo a ocorrência de geadas precoces.
A explicação para a queda na temperatura, no entanto, se deve à frente fria associada a nuvens carregadas que chegou a partir da metade do dia de ontem. “Das 13h até as 16h caiu 6,5 graus a temperatura. A máxima foi de 27,5ºC às 13h e às 16h era de 21ºC”, explica o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet.
De acordo com ele, essa frente fria deve permanecer até a manhã de terça-feira, quando ainda deve ocorrer chuva no decorrer do período, “porque teremos a passagem na nossa região da primeira massa de ar fria de origem polar do outono, que deve declinar as temperaturas”, salienta Sampaio. Conforme o observador, essa é uma característica do outono. Além disso, quando não há formação de geada com temperaturas baixas existe a possibilidade de formação de nevoeiro ou névoa úmida ao amanhecer.
Previsão
Para esta terça-feira (27) a temperatura mínima ainda chega aos 13ºC, mas a máxima não deve passar dos 21ºC, com ligeiro declínio à noite. Na quarta-feira (28), mínima 5º C e máxima não deve passar dos 20ºC, com nevoeiro ou névoa úmida ao amanhecer. “Existe previsão de geada para quarta-feira, mas não acredito que ocorra na nossa região, pode ocorrer em áreas mais úmidas e mais baixas. Não é anormalidade se a geada acontecer. Isso é o que os meteorologistas chamam de geada precoce. Quando ocorrem nessa época são de fraca intensidade”, destaca.
Já na quinta-feira (29), o céu fica de claro a parcialmente nublado. A temperatura mínima prevista é de 6ºC e máxima, 24ºC podendo ocorrer nevoeiro ou formação de geada ao amanhecer. A temperatura, porém, entra em elevação gradativa. Na sexta-feira (30), o dia fica de claro a parcialmente nublado. As temperaturas variam entre a mínima de 13ºC e a máxima 26ºC. “No outono, por ser uma estação que fica entre o verão e o inverno, é normal ocorrer temperaturas baixas pela manhã e ficarem amenas à tarde, quando tem sol”, ressalta Sampaio.
Chuvas
A chegada do outono confirma o encerramento do fenômeno La Niña, que foi responsável pela estiagem que afetou principalmente a agricultura nos meses de verão. Em março, por outro lado, a quantidade de chuvas registradas até agora é de 110 milímetros, o que representa 91% da média de 121,3 milímetros. Para a segunda quinzena de abril a previsão é de que as chuvas voltem a ser mais frequentes e melhor distribuídas.
Alerta
Na tarde de ontem o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), através do 8º Distrito de Meteorologia alertava sobre a possibilidade de ocorrência de geada. A nota divulgada diz o seguinte: “A partir da tarde de amanhã (dia 27/03/2012), devido à atuação de uma massa de ar frio de origem polar, as temperaturas sofrerão declínio acentuado em toda a região Sul do país. Essa condição deverá favorecer a formação de geadas em áreas isoladas da Serra do Nordeste e Planalto do Rio Grande do Sul e Planalto Sul e Meio Oeste de Santa Catarina.”