Uma pesquisa qualitativa encomendada pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e divulgada no segundo semestre do ano passado mostrou que o texto jornalístico é uma importante ferramenta pedagógica para alunos, professores, comunidade escolar e famílias. O levantamento que serviu de base teve relatos e experiências de alunos, professores e gestores de programas que envolvem a utilização de jornais em sala de aula de todo o Brasil.
Para dar uma ideia da amplitude do uso do jornal nas escolas, dos 137 jornais filiados à ANJ, mais de 60 mantêm programas dessa natureza, sendo que a maior parte está na região Sul do país.
Sabendo dessa importância é que o jornal O Nacional passou a desenvolver o seu próprio programa, que este ano está dando seguimento ao trabalho iniciado em 2010 com uma proposta mais abrangente no quesito de aproximação das escolas com os jornais. A ideia, segundo a coordenação do projeto, é uma presença mais efetiva dentro das escolas participantes, com atuação direta dos profissionais jornalistas com os professores. O resultado disso tudo será, para os alunos, o aprendizado de como fazer um jornal e o estímulo à leitura das matérias veiculadas e produção de textos dos mais variados estilos jornalísticos.
Nesta semana começam as visitações às escolas, em que os alunos receberam material sobre os principais estilos de texto, conhecerão a estrutura das edições e já serão incentivados a começar a produzir seus próprios textos. Os primeiros alunos a receberem este trabalho são os da Escola Estadual de Ensino Fundamental Bela Vista, onde o projeto será desenvolvido com os alunos da sétima e oitava séries, coordenados pela professora Maria Teresa Escobar Ferron.
Além disso, o projeto contará com o envolvimento de quatro alunos da disciplina de Comunidade e Educação da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo. Estes estudantes de jornalismo acompanharão a visita nas escolas e auxiliarão no desenvolvimento das atividades.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.
Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis