Semana marca programação do Dia Mundial do Autista

Atividades começam a ser realizadas hoje e seguem até o dia 2 de abril

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A primeira atividade da semana que comemora a conscientização do autismo acontece hoje, às 16h, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, quando será celebrada Missa da Saúde em Ação de Graças pelo Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A programação será realizada pela Associação dos Amigos da Criança Autista (Auma), pela Escola Municipal de Autistas Professora Olga Caetano Dias, pela Oficina e Aprendizagem e pelo Grupo de Pais de Crianças Autistas.

No sábado, dia 31 de março, a partir das 9h será realizada mateada com venda de camisetas do Dia Mundial do Autista na praça Tamandaré. Às 14h acontece uma palestra com a psicopedagoga e diretora do Instituto Autismo & Vida, de Porto Alegre, Fausta Cristina Reis, que vai falar ao público sobre os desafios e possibilidades do autismo. Este evento tem entrada franca e será realizado no Anfiteatro da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo. Ainda no sábado, a partir das 17h, a atividade será no Bourbon, onde estará sendo feita a venda de camisetas e distribuição de material informativo.

Já no domingo, dia 1º de março, a venda de camisetas e distribuição de material informativo acontece durante todo o dia no Bourbon. E na segunda-feira, dia 2 de abril, Dia Mundial do Autismo, será realizada uma caminhada, a partir das 15h, no campus da UPF, com saída em frente ao Centro de Convivência.

Escola especializada

Há 11 anos Passo Fundo conta com uma escola especializada no atendimento de crianças autistas, a Escola Municipal de Autistas Professora Olga Caetano Dias. Atualmente, segundo a direção, são atendidos 47 alunos, com idades entre cinco e 32 anos. Como se trata de uma escola de educação básica oferece aos alunos 200 dias letivos com um mínimo de 800 horas/aula por ano.

As aulas são oferecidas nos turnos da manhã e tarde, com atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h. O atendimento é especializado e destinado às crianças e jovens que têm autismo.

Gostou? Compartilhe