Calouros e veteranos da faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizam nesta sexta (30) nova ação dentro da campanha estadual do Trote Solidário, promovido pelo Núcleo Acadêmico (NA) do Sindicato Médico do RS (SIMERS) e estudantes de oito faculdades médicas em todo o Estado. Os alunos da UPF vão doar sangue no Hemocentro municipal (Hemopasso), que fica na Rua Sete de Setembro, 1055. A partir das 10h, os voluntários começam a se dirigir dos locais das aulas para o Hemopasso. A expectativa é que a atividade ocorra até de tarde.
A diretora do Núcleo Acadêmico, Isabella Valeria Neitzel Maria, adianta que é grande a movimentação e incentivo para a participação. Isabella lembra que, na semana passada, os estudantes já se envolveram na arrecadação de alimentos e gêneros de higiene e limpeza, que foram repassados ao Banco de Alimentos, para posterior doação a entidades assistenciais. "A cada ano o engajamento dos calouros e veteranos da Medicina só aumenta. É um gesto que mudou a recepção e está nos aproximando da comunidade e do público que um dia será atendido por nós", destaca a diretora do NA SIMERS. O potencial da atividade pode ser medida pelo volume já doado na edição do Trote Solidário deste ano por 400 estudantes. Cada bolsa beneficia quatro pacientes.
Pelo quinto ano consecutivo estudantes de Medicina de todo o Estado dão exemplo de como a recepção aos calouros pode se transformar num grande gesto de solidariedade. O Trote Solidário já mobilizou até agora 400 estudantes para doação de sangue. A participação beneficiou 1,6 mil pessoas, já que cada bolsa de 400 militros beneficia quatro pacientes. Foram voluntários das faculdades de Porto Alegre, Canoas, Pelotas e Santa Cruz do Sul. Alunos de Passo Fundo fazem a doação nesta sexta, o que elevará os resultados da campanha de 2012.
Calouros da Medicina da UPF vão doar sangue
· 1 min de leitura