A Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo representou o Rio Grande do Sul no Seminário Nacional de Planejamento do Coletivo da Juventude da Rede Cáritas, realizado na última semana em Brasília, na sede da Cáritas Brasileira. O encontro buscou refletir e analisar questões ligadas diretamente ao trabalho da juventude na Cáritas, através de 4 linhas de discussão: Desenvolvimento Solidário Sustentável e Territorial (DSS-T), Jornada Mundial da Juventude e Campanha da Fraternidade 2013, Condição Juvenil e Políticas Públicas e Mística do Seguimento.
Além disso, a ocasião trouxe a provocação do engajamento em diversos espaços e instâncias, buscando a inserção dos jovens como protagonistas na construção de propostas nos diversos ambientes onde estão inseridos. Victória Holzbach avalia que a ocasião gerou uma perspectiva muito boa em relação ao trabalho da Cáritas com a juventude em todo o Brasil. A jovem de 21 anos explica que no Rio Grande do Sul, já se está planejando o trabalho com a juventude a partir dos encaminhamentos provenientes desta reunião do coletivo, através de encontros regionais e diocesanos para articular e aprofundar o processo de formação e engajamento nos trabalhos e ações desenvolvidos pela Cáritas.
Foram discutidos na ocasião outros temas pontuais e de essencial importância para a juventude, como a Cúpula dos Povos – Rio + 20, a Semana da Solidariedade e o Prêmio Odair Firmino – os dois últimos que neste ano refletirão a temática da juventude, além do planejamento das ações do coletivo, a nível nacional e regional.