O CMDI (Conselho Municipal de Desenvolvimento Integrado) organizou uma reunião almoço para mostrar o balanço do trabalho realizado nos últimos anos através de um relatório de ações. Junto com o relatório foram apresentadas perspectivas para os próximos dois anos. O conselho contribuiu com incentivos fiscais para que mais de 50 empresas, de pequeno a grande porte, pudessem se instalar em Passo Fundo. Os incentivos vão desde a isenção de IPTU até a doação de terrenos. O CDMI, com caráter consultivo e deliberativo analisa os processos permissíveis de empresas que pretendem se instalar na cidade. Os pedidos passam pelo conselho para análise para posteriormente entrar em discussão e votação na Câmara dos Vereadores. Todas as empresas passam por um processo de licitação antes de enviar os pedidos ao conselho, com raras exceções, como citado na reunião o caso da BsBios, por se tratar uma empresa com alto interesse social, de acordo com a legislação.
Também é acompanhado de perto pelo Conselho, O PDDI (Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado). O PDDI é um plano que possibilita o crescimento de forma harmônica da cidade, desde zoneamento das vilas até mobilidade urbana. Foram alterados alguns pontos no PDDI nos últimos anos, como a criação de um anexo como um modelo de relatório de impacto de vizinha (RIV), referente ao barulho e ao sossego público e uma alteração do mapa de zoneamento em algumas vilas.
Tem uma preocupação, também, no CMDI, de buscar alternativas na questão ambiental, como exemplificado na reunião com um plano de gestão de resíduos dentro das empresas, desde a pequena até a grande, para evitar que sejam lançados de forma irregular no aterro.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.
Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis