Foi lançado na tarde desta quarta-feira, o portal da transparência do site da prefeitura municipal. O novo portal faz parte da Lei Federal de 2009, onde os municípios devem tornar públicas informações como leis, vencimentos de servidores, diárias, licitações, ações e projetos públicos.
Aproveitando o momento da apresentação do relatório sobre a Conferência da Transparência Estadual (Consocial), que foi realizada no dia 15 de março em Porto Alegre, onde delegados da Consocial de Passo Fundo participaram e tiveram suas propostas aceitas pelos representantes do Estado, a prefeitura municipal apresentou o novo portal da transparência. O prefeito Airton Dipp parabenizou os delegados da Consocial pelo empenho em formular mais políticas públicas que auxiliem na comunicação entre o poder público e os moradores de Passo Fundo. “Precisamos prestar contas aos passo-fundenses, e nada melhor do que um portal que seja acessível, onde todos podem tirar qualquer dúvida e extrair informações importantes”, disse.
O site da prefeitura já disponibilizava uma sessão de transparência pública desde 2008, e a partir de agora o portal passa a ter mais detalhes. Os eixos discutidos nas conferências municipal e estadual foram a promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; diretrizes para a prevenção e combate à corrupção. Para ter acesso à informações do portal da transparência, acesse: www.pmpf.rs.gov.br.