Coleta seletiva ganha reforço nos bairros

Prefeitura entrega dois novos galpões de reciclagem de lixo na Donária e Bom Jesus. Coleta seletiva nos bairros inicia em abril

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nos próximos dias a Prefeitura através da Secretaria de Planejamento e Secretaria de Meio Ambiente entregam mais dois galpões de reciclagem, na Donária e Bom Jesus. Esses dois novos galpões irão auxiliar na coleta de resíduos, na diminuição da quantidade de lixo deixado nas ruas e deixará, também, de enviar cerca de 10 toneladas de material reciclável, por mês, ao aterro sanitário, que também recebe todo o lixo domiciliar do município.

Atualmente em Passo Fundo, já existem dois galpões de reciclagem de lixo que funcionam de forma comunitária, um deles na Santa Marta e outro na Vila Popular. A finalidade é que os galpões dêem mais autonomia às cooperativas de catadores de lixo nestes bairros.

De acordo com o presidente da Associação Beneficente Ensine a Pescar (Abep) Passo Fundo, Ivanhoe Silveira Moura, a entrega dos galpões de reciclagem beneficia tanto os moradores desses bairros que precisam de renda, quanto o meio ambiente, permitindo assim a separação do lixo e seu reaproveitamento. "Esperamos que este seja um empreendimento de geração de trabalho e renda que atenda a essas questões, tendo o cuidado de não acumular materiais que não possam ser reciclados", explica.

A coleta seletiva ajuda a diminuir os resíduos depositados nos lixões, diminuindo assim o número de catadores nesses locais. Os lixões são locais com grande incidência de materiais contaminados e o contato do ser humano com eles pode ser muito perigoso. Com a coleta seletiva, os galpões de reciclagem através de associados recolhem e separaram os materiais antes que estes vão parar nos lixões, assim eles não correrão tanto risco de vida, por não terem mais que sair coletar o lixo nas ruas e podem assim ter uma vida mais digna.

Coleta seletiva

No mês de abril, a Codepas vai ampliar a coleta seletiva para quatro grandes regiões da cidade, abrangendo pelo menos 30 bairros. Segundo o presidente da Codepas, Saul Spinelli, todo o lixo será destinado aos galpões de reciclagem. A escolha dos primeiros bairros atendidos foi baseada no volume de produção de lixo e também pela localização próxima aos galpões.

Campanha
O início da coleta seletiva nos bairros ainda não tem data definida, mas a previsão é que aconteça logo após o feriado de Páscoa, quando também haverá a entrega oficial dos dois caminhões novos e o lançamento da campanha educativa nas residências.

Confira os bairros e os dias de coleta seletiva:


Bairro - Dia de Coleta Seletiva

Quinta – feira no período diurno, a partir das 8 horas

Vila Armando Reis
Nicolau Vergueiro
Wolmar Salton
Jardim Primavera
Secchi
Berthier
Loteamento Pampa
Loteamento Menino de Deus
Quarta - feira no período diurno, a partir das 8 horas
Vila Lucas Araújo
Vila Reinaldo Patussi
Ruas Independência, Moron e General Osório (sentido Boqueirão)
Vila São João
Loteamento Morada da Colina
Guilherme Morch
Vila Ambrosina
Vila Luiza
Vila Reis
Edu Casardas
Vila Simon
Vila Carmem
Lucas Araújo até Scarpelinni Ghezzi

Sexta – feira no período diurno, a partir das 8 horas

Nossa Senhora Aparecida
Jerônimo Coelho
Loteamento Boqueirão
Parque Recreio
Alvorada
Jabuticabal
Ipiranga
Schisller
Xangrilá
Parque do Sol
Morada do Sol

Gostou? Compartilhe