"E que venha o primeiro guindaste". Assim terminou o discurso emocionado do diretor-presidente da Manitowoc no Brasil, Mauro Nunes durante a cerimônia de inauguração da 15ª fábrica da multinacional no segmento de guindastes, Manitowoc Crane Group. A inauguração aconteceu no começo da tarde deste sábado (31), no Distrito Industrial Paulo Rossato, em Passo Fundo.
A empresa norte-americana, que neste ano completa 102 anos, possui outras 14 unidades fabris nos Estados Unidos, Europa, Ásia, Japão, Índia e China. No Brasil, está presente no Brasil há 20 anos com escritórios regionais em diversos estados. Mas, esta é a primeira unidade industrial a fabricar os próprios guindastes no país. A fabricação inicia no próximo dia 16 de abril e em junho o primeiro guindaste estará pronto.
No discurso do presidente mundial da Manitowoc Crane Group, Glen Tellock, agradeceu o empenho dos governos do Estado e do Município e anunciou a venda de 16 novos equipamentos para um empresário brasileiro presente no evento. A projeção, neste primeiro ano, é de montar 44 equipamentos, mas até 2016 a unidade fabril terá capacidade de montar um guindaste por dia.
A inauguração teve a participação de todo os executivos da empresa no mundo, do governador Tarso Genro, vice-governador Beto Grill, de secretários de estado, deputados, além das autoridades locais.