Prognóstico aponta outono de características normais

Depois de um mês de março de extremos, clima deve ocorrer dentro do esperado para a estação

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

Conforme o prognóstico do Inmet para os próximos três meses (abril, maio e junho) as chuvas ficarão entre as categorias normal e abaixo da normal climatológica no oeste do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, a previsão indica comportamento climatológico com igual probabilidade para as três categorias, ou seja, em alguns pontos pode ficar abaixo, outros dentro e alguns pontos até acima da media, “no caso da região Norte, ficariam dentro da média”, comenta o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet.

No que se refere às temperaturas, devem ficar em torno das normais climatológicas, mas com a possibilidade de acentuada queda em alguns períodos. “Quer dizer que esse outono, mesmo indicando que será neutro, que tudo ficaria dentro da normalidade na região Norte do estado, podemos ter dias com temperatura elevada e de repente se deslocar uma massa de ar de origem polar, passar em nossa região e em um ou dois dias as temperaturas despencarem”, explica.

No outono é comum em alguns dias as temperaturas ficarem entre 1ºC ou 2ºC. “Isso é normal. Outra característica do outono é o resfriamento noturno e diurno, ou seja, mesmo com temperatura de 28ºC ou 29ºC graus à tarde, à noite e na madrugada as temperaturas vão cair”, destaca Sampaio. É a estação que tem como característica ser intermediária entre verão e inverno, então, pode ocorrer um mês de abril com temperaturas baixas assim como calor no famoso veranico de maio, “em que muitas tardes, com predomínio de sol, as temperaturas podem ser aproximar dos 30ºC, assim como podemos ter temperaturas abaixo de zero, como ocorreu em 29 maio de 2007, em que a temperatura caiu até -1,5ºC, a menor registrada em 32 anos”, exemplifica o observador.

Março
Este ano, março foi um mês de dois extremos. “Desde 1959 foi o mês de março com maior número de dias consecutivos com temperaturas máximas acima de 31ºC. Também tivemos a temperatura mais baixa dos últimos 61 anos, que foi na quarta-feira (28), 4,5ºC. E também o mês, desde novembro, que as chuvas chegaram mais próximo da média. Choveu 115 milímetros, 94% da média de 121,3milimetros.

Previsão

Final de semana será de predomínio da massa de ar seca que deixa as tardes quentes e baixa umidade relativa do ar. “Quinta-feira (29) a umidade ficou em 28%, condição que deve permanecer até terça-feira”, comenta. O sábado será de céu claro a parcialmente nublado, com mínima de 12ºC e máxima de 27ºC. No domingo, céu claro a parcialmente nublado e temperatura mínima de 12ºC e máxima de 28ºC. Na segunda-feira, céu claro a parcialmente nublado, mínima de 13ºC e máxima de 29ºC.

Gostou? Compartilhe