Saci, o menino de uma perna só. Cuca, a bruxa que assusta as crianças. Negrinho do Pastoreio, o menino que foi punido pelo patrão por causa do sumiço de um cavalo. Essas são algumas lendas do folclore brasileiro que estão começando a ser apresentadas aos alunos do primeiro ao sexto ano do Colégio Salvatoriano Bom Conselho. Mas a ideia é não ficar somente na contação das lendas. E, sim, ir adiante, num projeto interdisciplinar que terá como resultado a gravação de um cd, onde os alunos irão cantar canções especialmente adaptadas para cada uma dessas lendas.
É esse o objetivo do Projeto Musical Lendas do Brasil que está sendo desenvolvido na escola em parceria com a Sonata Produções Culturais, que foi quem apresentou a ideia para a direção do colégio. A intenção, segundo Clarice Castro, da Sonata, é resgatar e manter vivas estas lendas na memória das novas gerações. Na prática, o projeto consiste no aprendizado, em sala de aula, sobre cada uma das lendas. Depois disso, os alunos serão apresentados à parte musical do projeto, onde conhecerão as letras, especialmente produzidas por Clarice, para cada uma das histórias.
Conhecendo o que diz cada uma das lendas, os alunos conseguirão reconhecer na música cada um dos elementos da história. Paralelo, será feito um trabalho de estudo dos instrumentos musicais que serão utilizados em cada canção. E, no final de tudo isso, divididos por turmas, os estudantes terão ensaios na sala de aula que servirão de base para a gravação do cd, que será o resultado do trabalho. No final do semestre, será promovido um evento de lançamento, como forma de mostrar aos pais e à comunidade escolar como foi o andamento do projeto.
Para a coordenadora pedagógica do Colégio Bom Conselho, Carina Tonieto, o mais pontual no projeto é o resgate folclórico e cultural. “O Projeto Musical Lendas do Brasil busca resgatar um importante aspecto do folclore de nosso país, que são as lendas: narrativas orais passadas de geração em geração que contam a história de nosso povo, sendo, assim como a música, um importante elemento na constituição da cultura popular brasileira. Por meio de uma exploração pedagógica lúdica e divertida, busca-se tornar o aprendizado, a respeito das lendas e da música, interessante e significativo. Além disso, o projeto contribuirá para a valorização da cultura popular brasileira; para o trabalho pedagógico efetivo com os diversos gêneros textuais desde as séries inicias e para a inserção de conteúdos de música no cotidiano escolar de forma interdisciplinar, explorando o contexto de produção musical”, destaca.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.
Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis