Oportunizar vivências arteterapêuticas com materiais e técnicas das artes visuais está entre as finalidades da Oficina de Arteterapia oferecida para a terceira idade em parceria entre os museus de Artes Visuais Ruth Schneider e Histórico Regional e o Centro de Estudos e Atividades para a Terceira Idade (Creati), mantidos pela Universidade de Passo Fundo (UPF). A oficina está em andamento e acontece todas as terças-feiras, das 14h às 16h, no Espaço de Ação Pedagógica Roseli Doleski Pretto, situado nos museus. Ainda é possível realizar inscrições.
A ministrante é a professora Mariane Loch Sbeghen, que explica outros objetivos da oficina, entre eles, o de promover o autoconhecimento, incentivar a pesquisa de diferentes materiais, oportunizar conhecimento de materiais e técnicas para vivências em arteterapia, conhecer e fazer experiências do potencial de diferentes materiais de arte e aprender alguns recursos, técnicas e intervenções.
Conforme Mariane, a arteterpia pode promover grupos para uma tomada de consciência sobre os desejos, os conflitos e os potenciais, na construção de um saber sobre sua autoestima, identidade, cidadania, relacionamento, política e ética, assim como a formação de estratégias de vida. “Ao arteterapeuta cabe a função de facilitar a saúde e a criatividade, seja individual ou dos grupos , por meio do fenômeno da expressão humana”, explica.
Os interessados em inscrever-se à oficina podem dirigir-se ao Creati, no Campus III da UPF. Outras informações pelos telefones (54) 3316-8183 ou 3316-8585.