O Museu Zoobotânico Augusto Ruschi do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Passo Fundo (Muzar/ICB/UPF) retoma o Projeto Hábitos Noturnos. Neste mês de abril apresenta o sapo cururu (Rhinella ictérica), anfíbio de espécie nativa, fácil de ser encontrada, inclusive na proximidade de residências. A visitação ao Muzar acontece no horário de atendimento noturno, das 18h às 22 horas.
O projeto Hábitos Noturnos tem como finalidade instigar a comunidade a criar a tradição de visitar o museu à noite, fazendo relação com os animais que tem comportamento noturno. Tema de cantigas de roda, o sapo cururu possui glândulas de veneno, mas só consegue expelir quando pressionado, pois não tem o poder de lançar. Vocaliza sempre ao entardecer e como se alimentar de insetos, age controlando estas populações e mantendo o equilíbrio do ambiente.
A comunidade está convidada a visitar o Muzar, no Campus I da UPF, para conhecer melhor o comportamento desse animal. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8316 ou pelo e-mail [email protected].