Alunos da Wolmar Salton atentos para aprender

ON nas Escolas: Estudantes do sétimo ano tiveram a primeira lição sobre o conteúdo das edições de jornal e sobre os estilos de texto

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os cerca de 20 alunos da turma do sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Wolmar Salton tiveram, no dia 2 de abril, o primeiro contato com a produção de uma edição de jornal. Durante a aula com a professora Cláudia Zimmermann Teixeira eles receberam a visita da equipe do jornal O Nacional, quando conheceram alguns dos estilos de textos jornalísticos. Na visita, os estudantes aprenderam o que é uma entrevista, uma notícia, um artigo, uma reportagem, um editorial, uma coluna, uma nota e um informe comercial. Através de material produzido pela Redação sobre o que são cada um dos estilos de textos e com exemplos tirados das edições de O Nacional, os estudantes puderam visualizar a estrutura de cada um dentro da edição. Além disso, outro interesse dos estudantes foi quanto à definição do que é um logotipo e uma marca, pois perceberam que existem artes gráficas distintas para cada um deles, bem como para o projeto ON nas Escolas.

Diferenciais e demandas

Formar novos leitores é um desafio cada vez maior. O fácil acesso às mais diversas formas de mídia faz com que crianças e adolescentes deixem a leitura em segundo e, às vezes, até em terceiro plano. Muitos se limitam às leituras obrigatórias impostas pelos professores. O comprometimento com o dia a dia dos acontecimentos locais nem sempre é uma preocupação que afeta os estudantes. Mas certamente é uma preocupação dos professores que buscam diversas ferramentas para fomentar nos alunos o interesse pela leitura, interpretação e entendimento da realidade.

Assim, o trabalho desenvolvido através do projeto ON nas Escolas este ano está mais focado no aprendizado efetivo dos alunos sobre como se produz um jornal. E também está bastante ligado à demanda dos professores inscritos no projeto. Isso, porque em conjunto com os jornalistas, são os professores que determinam o andamento e a fluência dos trabalhos, ou seja, depois da primeira visita na turma, em que os alunos têm o primeiro contato com os textos, é o professor que define qual estilo pretende aprofundar com os alunos. A partir disso, os profissionais da Redação do jornal desenvolvem o material explicativo e, numa próxima visita, trabalham com os alunos em sala de aula e incentivam que iniciem a produção de seus próprios textos.

A notícia completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.  

Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis




Gostou? Compartilhe