Clima favorável para aparecimento do mosquito da dengue exige cuidados

Com o início da estação de temperaturas mais amenas é comum as pessoas deixarem de lado os cuidados com a água parada

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A chegada do outono e o decorrente declínio da temperatura fazem com que muitas pessoas deixem de tomar cuidados básicos para evitar a proliferação do mosquito da dengue. O que nem todos sabem, é que com as temperaturas mais amenas e aumento dos depósitos de água parada se criam condições favoráveis ao aparecimento de focos do mosquito. Além disso, outro comportamento perigoso é registrado na cidade. Pessoas estão deixando água acumulada propositalmente para se criarem larvas de mosquito. A intenção é de que os agentes da dengue possam avaliar se são ou não da espécie aedes aegypti, o transmissor da doença.

Conforme a supervisora da equipe da dengue da secretaria Municipal de Saúde, a bióloga Ariane Marteninghe, a ajuda da comunidade do combate à doença é fundamental. “Recebemos denuncias diariamente de pessoas que deixam água parada. As pessoas estão criando o hábito de deixar a água parada para criar larvas e os agentes irem ver. Isso não pode acontecer a pessoa não tem que deixar água”, alerta. De acordo com ela, mesmo com o trabalho intensivo realizado pelos 32 agentes da cidade é impossível fazer o controle sem a colaboração das pessoas.

Clima favorável

A proliferação do mosquito está sempre associada às altas temperaturas do verão. Ariane explica que as temperaturas mais agradáveis desta estação também são favoráveis aos mosquitos. “A preocupação é tão grande quanto antes. A gente continua com o trabalho de forma intensa porque é um período que chove e depois esquenta”, observa. Essas condições favorecem o aparecimento dos focos. Além disso, quando as pessoas se descuidam e permitem o aparecimento de focos, elas contribuem para que a espécie possa adquirir certa resistência às temperaturas mais baixas.

A notícia completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.

Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis




Gostou? Compartilhe