Cerca de oito mil agricultores acionaram o Proagro

A maior parte dos Comunicados de Ocorrência de Perdas (COP) é para a cultura de soja. A Emater deverá concluir as vistorias nesta semana

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Emater Regional de Passo Fundo recebeu 4,5 mil solicitações do seguro Proagro para a soja e 3,5 mil para a de milho. Os comunicados de perdas foram principalmente devido a estiagem que assola a região desde novembro do ano passado, devido ao fenômeno La Ninã. A colheita da soja deverá terminar neste final de semana e a do milho já está praticamente totalmente colhida. As perdas na safra dessas culturas na região da Emater foram de 50%.

As solicitações do Proagro foram principalmente para as culturas de soja e milho. Comunicações de perdas em relação as culturas frutíferas e de fumo foram minoria. Os municípios mais prejudicados pela estiagem foram Constantina, Liberato Salzano, Ronda Alta, Sarandi, Chapada, Novo Barreiro, Seberi, Marau e Casca.

Segundo o engenheiro agrônomo da Emater, Cláudio Dóro, foram plantados 825 mil hectares de soja e 218 mil hectares de milho na região da Emater Passo Fundo que abrange 71 municípios. Até o momento, foram colhidos 95% da soja e 98% do milho. A estimativa é que até o final de semana toda a safra esteja colhida. A quebra na safra atingiu metade da produção dessas culturas.

Em Passo Fundo também houve solicitações de Proagro, mas segundo o engenheiro agrônomo da Emater, não foram tão significativas. As localidades do interior do município mais atingidas foram na região de São Roque, São Valentim e São José. Foram plantados 37 mil hectares de soja e 5 mil hectares de milho e a quebra foi menor, cerca de 30%. “Passo Fundo não foi tão prejudicado porque recebeu duas chuvas a mais que as outras regiões. A qualidade dos grãos foi muito melhor aqui”, disse Dóro.

A notícia completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.

Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis

Gostou? Compartilhe