Na unidade da Doux Frangosul de Passo Fundo, onde o frigorífico está parado e mais de 1,6 mil funcionários estão em férias coletivas, o clima é de incerteza, pois pela primeira vez a empresa atrasou o pagamento das férias de 800 funcionários. De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria da Alimentação de Passo Fundo e Região, Miguel Santos, as atividades estão suspensas no frigorífico desde quinta-feira (5). Os funcionários do segundo turno voltaram das férias coletivas de março e já foram dispensados por mais um mês. Os do segundo turno entraram em férias coletivas no dia 3, mas não receberam o pagamento dos direitos. “Pela Lei, a empresa deve pagar as férias até 48 horas antes do início das férias. Mas, isso não aconteceu”, relatou. Por isso, o sindicato deve oficializar o problema com o Ministério do Trabalho ainda nesta semana. Os trabalhadores foram dispensados do trabalho e só no dia 30 de abril devem ser comunicados sobre o retorno.
Além da filial de Passo Fundo, a Doux também suspendeu o funcionamento dos frigoríficos de Montenegro e Caxias do Sul. A estimativa é que, no total, mais de 5 mil funcionários estejam em férias coletivas. A informação de que a Doux Frangosul se pronunciaria sobre a crise e a possível venda da operação de frango não se confirmou nesta quarta-feira (11). A S2 Publicom, agência que presta assessoria imprensa para a Doux, informou que o comunicado pode ser divulgado hoje.
O secretário de desenvolvimento de Passo Fundo, Marcos Cittolin, acredita que a paralisação das atividades seja momentânea. “Num primeiro momento vemos o problema como uma crise, mas num segundo momento, acreditamos que a fábrica deve passar por uma revitalização”, disse. Cittolin explicou ainda que a crise que atinge o abatedouro de Passo Fundo é isolada do setor. “O mercado de frango vive um bom momento. A Doux deve ter perdido o interesse pelo Brasil. O novo investidor deve chegar com força, pois a nossa fábrica está bem posicionada e tem todas as certificações necessárias. Ninguém compraria uma fábrica para fechar, mas sim para continuar a operação”, finalizou. A Doux Frangosul não se pronunciou até o fechamento desta edição.