Iniciou nesta quarta-feira (11) o VIII Fórum Nacional de Enfermagem, promovido pelo Grupo de Enfermeiros do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo. O curso de capacitação em Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) abriu as atividades do fórum que vai até o dia 13 de abril.
Mais de 30 profissionais de Passo Fundo e região prestigiaram o curso de PICC, que é inédito e beneficia os profissionais da saúde com a aprendizagem da técnica. “O PICC é o método pelo qual se utiliza um cateter para administrar soluções (antibióticos, soros) dentro da veia do paciente. Todos podem ser beneficiados com o procedimento, em especial os pacientes da neonatologia, pediatria e oncologia. O PICC também é indicado para pacientes adultos e idosos dependendo do tempo de internação e da terapia intravenosa de cada um”, avaliou a enfermeira instrutora do curso, especialista em Neonatologia, Juliane Simas Dressel, de Joinville (SC).
No Brasil, o PICC surgiu na década de 80 trazido por um enfermeiro americano em parceria com o laboratório BD. “O método não é mais uma novidade, mas pelos benefícios ele pode ser mais explorado e usado, para isso é necessário que se tenha uma equipe capacitada. É um procedimento vantajoso e se caracteriza pelo cuidado mais humanizado com os pacientes, já que ele é de longa permanência e evita várias punções (picadas)”, ressaltou a profissional.
A programação do VIII Fórum Nacional de Enfermagem vai até sexta-feira (13) com palestras, cursos e minicursos que acontecem no Centro de Apoio do HSVP.