Um ator, vários personagens e uma mensagem: tudo está conectado. Essa é a ideia que o ator norte-americano Jared Greene quer passar aos estudantes de várias escolas de Passo Fundo. Ele está no Brasil para realizar um intercâmbio de dois meses. Durante esse tempo ele apresentará a peça escrita e protagonizada por ele em várias escolas. A primeira apresentação aconteceu no Instituto Menino Deus.
Greene não é pretensioso com o seu trabalho e sabe que é impossível mudar o comportamento e a forma de pensar de alguém somente com uma peça de teatro. Nem essa é a intenção dele. “Quero plantar uma semente na cabeça das crianças sobre o respeito com a natureza e com eles mesmos”, justifica. Entre os objetivos de Greene está o de mostrar como a arte pode ser utilizada para a educação e sensibilização ambiental. A experiência realizada no Brasil, depois será desenvolvida e aprimorada nos Estados Unidos por ele e pelo Centro de Educação e Desenvolvimento Ambiental Thaines e Bodah.
Tudo está conectado
O ator recém-formado escreveu a peça “Tudo está conectado” e é o intérprete dos vários personagens que contam a história de um homem que pouco se importa com as pessoas e mesmo com o ambiente a sua volta. Ele dorme e se alimenta do lixo e não tem muitas perspectivas para a vida. É quando em determinado momento ele encontra uma borboleta e começa a segui-la. A história toma outro rumo.
Seguindo a borboleta, ele encontra um macaco e um pássaro o mostram como o homem e a natureza estão interligados. A partir deste encontro, ele começa a mudar seu cmportamento. Ao retornar para o lugar onde mora ele começa a mudar sua atitude, inicialmente organizando o espaço e posteriormente separando o lixo para ser encaminhado a reciclagem. Por estar feliz ao mudar o seu comportamento ele encerra a peça com uma canção.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.
Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis