O município de Passo Fundo sediará no mês de agosto a Mostra de Educação Profissional (MEP). Estudantes de escolas de educação profissional de nível médio de cinco Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) poderão apresentar os resultados de seus trabalhos durante este evento. Na manhã de ontem, aconteceu o primeiro encontro de organização da MEP que contou com a presença do professor do Departamento Pedagógico da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) Fritz Roloff, que também é responsável pela execução das MEPs no Estado.
Segundo Fritz a mostra de educação profissional é um evento que é realizado pelos núcleos das CREs. Em Passo Fundo está sediado o terceiro Núcleo que reúne as CREs de Vacaria, Soledade, Passo Fundo, Carazinho e Erechim. “A mostra congrega as escolas de educação profissional do Estado. Num primeiro momento elas realizam as mostras internas com os trabalhos de pesquisa focados nos três setores da economia”, destaca. A partir desta primeira apresentação, os melhores são escolhidos para serem apresentados na MEP de Passo Fundo que acontecerá na segunda quinzena de agosto, em data e local a serem confirmados.
Trabalhos
De acordo com Fritz os trabalhos realizados por alunos de ensino técnico vão além da sala de aula. “O aluno deixa de ser um pedinte de emprego, mas alguém que pode empreender. As pequenas coisas que nos atrapalham no dia-a-dia são grandes ideias que surgem no nível médio”, afirma. No total, a MEP deve contar com a apresentação de 50 trabalhos pré-selecionados. A programação é aberta à comunidade e a participação é gratuita.