Concurso de vídeos incentiva preocupação com meio ambiente

Alunos do Colégio Tiradentes tiveram 15 vídeos selecionados para participar e concorrer à premiação do Blog do Meio Ambiente mantido pela TV Escola do MEC

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Há quatro anos a TV Escola, mantida Ministério da Educação, alimenta o Blog da Semana do Meio Ambiente. Além de ser um link de informações sobre a área, o blog busca a participação de estudantes de todo o país, através do concurso Ecovídeo das Escolas. Este ano, o tema central do concurso é a Rio+20. E para nortear os trabalhos foi feita uma pergunta para que os alunos expusessem, através de vídeos de no máximo dois minutos uma resposta à questão: Qual o seu papel na criação de um mundo sustentável?

A ideia, além do incentivo para a participação de educandos, é fomentar que pensem a respeito do meio ambiente, apresentado um problema e uma solução viável para resolvê-lo. E foi com esse intuito que todos os alunos do Colégio Tiradentes de Passo Fundo produziram seus vídeos. Foram mais de 70 em toda escola. Desses, 15 foram selecionados na instituição para participar do concurso Ecovídeo das Escolas. O passo seguinte foi postar o material no Youtube e encaminhar a inscrição. A partir disso, a comissão organizadora do concurso avalia o material e, se estiverem de acordo com a proposta do blog, são adicionados e passam a fazer parte do concurso. No caso do Colégio Tiradentes, os 15 vídeos foram selecionados para participar.

A premiação acontece de duas formas: o vídeo mais acessado no Youtube recebe a visita da equipe da TV Escola para uma reportagem especial que será exibida no quadro Eco Ação da 4ª Semana do Meio Ambiente; e o vídeo eleito pelo júri ganha uma viagem ao Rio de Janeiro para gravar um programa especial na TV Escola. Os resultados serão divulgados em junho.

Alunos: ao trabalho

Quando tomou conhecimento da existência desse concurso, o professor de Biologia do Colégio Tiradentes, Amauri Picollo de Oliveira, que atua na instituição desde o final do ano passado, propôs aos seus alunos a participação. Mas logo o assunto virou notícia dentro da escola e todos os estudantes resolveram participar. “O tempo era curto. As aulas começaram em março e então teríamos somente três semanas para produzir os vídeos e divulgá-los, então os alunos tiveram que se empenhar. Mas o resultado foi de bons trabalhos”, comenta o professor.

Como toda a escola resolveu participar, a produção dos vídeos, que até então estava sendo uma tarefa exclusiva da disciplina de Biologia, acabou ganhando um patamar interdisciplinar, e assim todos os professores auxiliaram e avaliaram, dentro de suas disciplinas, o trabalho produzido pelos alunos. “Como passou a valer para todas as disciplinas, os alunos tiveram ainda maior interesse em participar. Apesar de ser a primeira vez que se inscrevem nesse concurso eles mostraram que são capazes de produzir ótimos vídeos”, salienta Oliveira.

Agora, como essa demonstração, as produções audiovisuais poderão começar a ser utilizadas para a apresentação de outros trabalhos. “Os alunos mostraram que podem e sabem fazer e assim podem confirmar que tem a capacidade de produzir vídeos que expressem aquilo que eles aprenderam e compartilhar com outras pessoas. Poderemos aproveitar essas produções também para outras mostras que acontecerem”, projeta o professor.

A notícia completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.

Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis

Gostou? Compartilhe