Cáritas faz oficina de alimentação saudável para multiplicadoras

A entidade trabalhou consumo de produtos orgânicos e da utilização destes para receitas alternativas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Entre os dez programas de ação da Cáritas em Passo Fundo está o trabalho de promoção da saúde através da produção e consumo de alimentos agroecológicos e saudáveis. Nesta perspectiva, a entidade realizou nesta terça-feira (17) uma oficina de alimentação saudável para 18 multiplicadoras, participantes de grupos acompanhados pela Cáritas. A iniciativa, promovida com o apoio de duas alunas do Curso de Nutrição, bolsistas do PAIDEX (Programa de Apoio Institucional a Discentes de Extensão da Universidade de Passo Fundo), trabalhou oito receitas alternativas, confeccionadas com vegetais e legumes agroecológicos. Entre as delícias produzidas estão feijão com linhaça, torta de repolho, salada de abóbora, ensopado de carne com chuchu, trouxinha de repolho, salada diferente e suco da horta, além de arroz com legumes e salada de alface.

Para Cíntia Gris, uma das monitoras da oficina, a iniciativa se mostra um importante momento de aprendizado, trazendo alternativas de utilização de verduras, legumes e vegetais e buscando o aproveitamento integral dos alimentos. “Atualmente percebemos muito desperdício, e por isso trabalhamos receitas em que possibilitam o aproveitamento total dos alimentos, como arroz com folha de beterraba, salada de moranga com casca e sobremesa com casca de chuchu”, ressaltou Cíntia. A aluna de nutrição explica ainda a importância do consumo destes produtos para a saúde: “A linhaça, por exemplo, é rica em Ômega 3, funcionando como antioxidante, que auxilia na prevenção do envelhecimento celular. Já a moranga e o tomate, além de muitas vitaminas, possuem carotenóides, alimentos funcionais relacionados a prevenção do câncer e doenças cardiovasculares.”

Assessora de projetos da Cáritas Arquidiocesana e responsável pelo programa, Odete Silveira, destaca que a oficina “incentiva o consumo de alimentos ecológicos, orgânicos e naturais, proporcionando a mudança de hábitos e o aproveitamento máximo dos produtos utilizados, enriquecendo a alimentação das famílias”. Catarina Hoppe, integrante do grupo de mulheres Construindo Solidariedade, na Vera Cruz e participante da oficina desta terça-feira, avaliou que “estas receitas são muito bem vindas, porque além de tornar a alimentação mais saudável se mostram boas alternativas ao consumo da carne, que possui cada vez um custo mais alto”. O momento reuniu mulheres dos bairros Nossa Senhora Aparecida, São Cristóvão, Vera Cruz, Boqueirão, Santo Antônio da Pedreira, Cohab I, Vila Donária, Vila Operária, Vila União e Vila Popular. Priorizou-se especialmente a participação de representantes de dos grupos beneficiados por intermédio da Cáritas, pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Gostou? Compartilhe