Assim como foi o verão, o clima neste outono também vem se comportando de maneira atípica. A primeira metade do mês de abril foi de chuvas abaixo da média - apenas 30% do volume esperado - e temperaturas de pelo menos três graus acima do normal para o período. E, por enquanto, este fenômeno não deve mudar, conforme salientou o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio. “Para mudar o clima é necessário a associação de dois fenômenos: a chegada de uma massa de ar polar seguido de temperaturas mais altas, fenômeno que não está previsto antes do dia 22 de abril”, explicou.
Para esta semana, a previsão é de noites mais frias, mas durante o dia, o calor deve predominar, com máximas que podem chegar perto dos 30°C. “No domingo chegou à região uma massa de ar frio provocando um resfriamento noturno, mas somente durante as noites e até o final das madrugadas”, explicou.
Hoje (17), o dia deve ser claro a parcialmente nublado. A mínima ficará em 12°C e a máxima 28°C. Na quarta-feira (18), as mesmas condições climáticas devem se repetir (mínima de 14°C e máxima de 28°C) e somente na quinta-feira (19), com a elevação da temperatura mínima, pode ocorrer chuvas isoladas. A temperatura deve variar entre 16°C e 28°C. Na sexta-feira (20), o dia amanhece entre encoberto a nublado, com possibilidade de chuvas isoladas, descargas elétricas e queda de granizo.