Em dois anos a proporção de mulheres que se submeteu ao exame de mamografia no país cresceu. Nesse período, 73,3% das brasileiras em idade com indicação para o exame realizou a mamografia. O acesso tem aumentado também na região de Passo Fundo, que é polo em saúde, especialmente pela garantia de gratuidade da realização do exame por parte do Ministério da Saúde.
Daniele Cavalheiro Vieira Floss, médica radiologista com área de atuação em Diagnóstico por Imagem da Mama no Hospital São Vicente de Paulo, acredita nessa melhora de acesso ao exame. “O Ministério da Saúde garante a gratuidade do exame de mamografia a todas as mulheres com mais de 40 anos. Embora, sabe-se que isso não seja uma realidade em todas as regiões do nosso país, pois muitos aparelhos de mamografia são subutilizados, pela falta de funcionários e manutenção, entre outros problemas”, comenta a médica.
No serviço de mamografia do Hospital São Vicente de Paulo, há uma constante preocupação em atender e superar as metas propostas pelo Ministério da Saúde, “propiciando acesso gratuito e sem restrições às pacientes da rede pública de Passo Fundo e da região. O exame de mamografia deve ser realizado a partir dos quarenta anos, nas mulheres sem histórico familiar de câncer de mama. Em pacientes com histórico familiar positivo de parentes de primeiro grau com câncer de mama, antes da menopausa, deve-se iniciar a realização do exame aos trinta e cinco anos ou cerca de dez anos antes da idade com que a familiar apresentou a doença”, explica Daniele.
Em exames considerados negativos (normais) ou com achados benignos deve ser realizada a mamografia periodicamente uma vez ao ano. “Caso haja necessidade de ser realizado algum tipo de controle, deverá ser feito a cada seis meses, porém, essa necessidade deverá ser constatada no laudo do exame”, completa.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.
Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis