O transporte coletivo urbano de Passo Fundo será o primeiro do Estado a contar com uma Linha Verde que utiliza 100% de biocombustível. O secretário de Planejamento Marcos Cittolin acompanhou ontem um grupo que viajou a Curitiba para conhecer o projeto desenvolvido na capital paranaense. O anúncio foi feito pelo prefeito Airton Dipp durante um encontro com diversas autoridades realizado na BSBIOS.
O projeto Linha Verde de Curitiba foi iniciado ainda em 2009 e é um modelo no país. Lá, 32 ônibus biarticulados utilizam 100% de biocombustível em linhas que fazem o transporte coletivo urbano. Em Passo Fundo a intenção é a de começar com uma linha e ampliar gradualmente a utilização do biodiesel como único combustível. “Queremos implantar um projeto piloto em uma linha, de preferência uma linha que leve à universidade”, pontuou. Dipp explicou que o início do projeto será com a visita do secretário Cittolin à Curitiba para conhecer o projeto desenvolvido lá.
A partir do conhecimento do projeto paranaense será pedida a autorização do governo federal para inicia o projeto que contará com a parceria da BSBIOS. “É uma adaptação gradativa. De modo geral iniciamos pela Codepas, mas as demais duas concessionárias eu tenho certeza que serão parceiras”, disse o prefeito. Ainda não há prazos estabelecidos para o início da operação e os custos estão sendo examinados. De acordo com o prefeito, a princípio os veículos não precisarão ser adaptados para poderem rodas com 100% de biodiesel.
A notícia completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.
Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis