Congresso Médico começa hoje com palestra sobre felicidade

Evento segue até sábado com extensa programação científica em diversas áreas da medicina e concurso para temas livres

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A partir da noite de hoje (18) e até sábado (21) Passo Fundo será a sede de importantes abordagens de diversos temas da medicina. Isso tudo dentro da programação do 8º Congresso Médico de Passo Fundo, promovido pela Associação Médica do Planalto (Ameplan). O evento começa na noite de hoje, a partir das 19h30, com sessão solene de abertura e palestra com o médico Fernando Lucchese, que vai falar sobre felicidade e longevidade. Esta atividade acontece no auditório da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Além da palestra, o primeiro dia de Congresso Médico é também o momento das apresentações dos temas livres, que englobam quatro áreas: cirurgia, pediatria, ginecologia e clínica médica. Este ano, conforme o médico Péricles Sarturi, 26 trabalhos foram inscritos. Todos concorrem ao Prêmio Sabino Arias, que vai contemplar o primeiro e o segundo colocados com os melhores temas. “Este ano as inscrições foram bastante uniformes entre as áreas”, comenta Sarturi.

De acordo com o coordenador dos temas livres, as apresentações são feitas de forma oral e em pôsteres. Depois das exposições, que acontecem na tarde de hoje, a banca, composta pelos médicos Hugo Lisboa, Cristine Pilates, Fernando Fornari e Julio Stobbe se reúne para escolher o melhor trabalho, que será então o vencedor do Prêmio Sabino Arias. O resultado será divulgado ainda hoje à noite, durante a solenidade de abertura. A premiação acontece desde a primeira edição do Congresso Médico.

Programação

O Congresso Médico contempla programação científica em diversas áreas. São elas: anestesiologia, cirurgia geral, clínica médica, ginecologia e mastologia, neurologia e psiquiatria, ortopedia e traumatologia e pediatria. Paralelamente acontecem o Curso Básico de Oncologia, a Oficina de Diabetes e o Simpósio de Feridas de Difícil Cicatrização.

A programação científica começa na manhã de quinta-feira, dia 19 de abril, às 8h. As atividades serão realizadas na Faculdade de Medicina da UPF. A conferência de abertura será sobre tratamento oncológico hoje e perspectivas, com o médico Paulo Hoff, de São Paulo.

Destaques

Até ontem (17) a participação já havia passado das mil inscrições, fazendo do grande público um dos destaques do Congresso. Além disso, a abordagem de temas atuais em diversas áreas faz do evento um dos mais importantes do estado. No módulo da psiquiatria, por exemplo, os destaques são as palestras sobre transtorno bipolar e sexualidade humana. No dia 19 de abril o tema será tratado pelo médico José Alberto Del Porto, professor titular do departamento de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, que abordará a heterogeneidade do transtorno bipolar. Também será realizado, neste módulo, um mini-curso de sexualidade, ministrado pela médica psiquiatra Dorotea Kremer Motta, especialista em sexualidade humana, com 30 anos de atuação profissional em terapia dos transtornos de sexualidade e pelo professor Darci Janarelli, especialista em sexualidade.

Gostou? Compartilhe