Educação e tecnologia andam de mãos dadas

1° Seminário Nacional de Inclusão Digital realizado em Passo Fundo aborda a produção de conhecimento e inova em tecnologias voltadas à educação

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em uma era em que é possível realizar inúmeras tarefas como ir ao banco, pagar contas, fazer compras, comunicar-se a longas distâncias ao simples clique do mouse ou utilizando o teclado, parece que esta é uma realidade comum a todos. Por enquanto, isto está longe de se concretizar. Um dos caminhos que podem ajudar a reverter esta realidade é através da educação. É este um dos pontos abordados pelo 1° Seminário Nacional de Inclusão Digital, realizado na Universidade de Passo Fundo que teve início na segunda-feira (16) e encerra-se hoje (18).

Para o coordenador do curso de Ciências da Computação da UPF, Marco Trentin, o seminário serve para, além da troca de experiências entre profissionais e estudantes da área, como uma forma de demonstrar aos educadores novas possibilidades para o ensino. “Neste segmento, o público alvo são as crianças. Estamos realizando a final de um campeonato de um jogo no computador, por exemplo.

Parece simples, mas a criança se sente atraída pelo jogo e de forma lúdica acaba empregando o raciocínio lógico e exercita o pensamento abstrato”, explicou. Boa parte dos artigos apresentados no evento tem relação com a questão educacional, mas também há outras áreas abordadas. Em palestras e oficinas, os participantes têm contato com as áreas de robótica, metodologia e tecnologia. Na brinquedoteca da Faculdade de Educação, foi montado um espaço onde as crianças podem interagir com vídeo games e robôs.

A notícia completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.

Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis

Gostou? Compartilhe