Poda irregular de árvores pode resultar em multas

Autorização deve ser solicitada pelos proprietários na Secretaria Municipal de Meio Ambiente para evitar problemas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A chegada do outono e a queda das folhas das árvores faz com que muitas pessoas se lembrem da necessidade de poda de diversas espécies. Para realizar esse procedimento, bem como a retirada de alguma árvore, é necessário solicitar uma autorização à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMAM). Em casos de árvores que estão dentro dos pátios das residências, os proprietários ficam responsáveis pela execução do serviço.

A poda das plantas que ficam em vias públicas é de responsabilidade da prefeitura. Em ambos os casos a solicitação da autorização ou realização do serviço devem ser encaminhadas à SMAM. De acordo com o engenheiro agrônomo Odionomar Becker, da secretaria, para pedir a autorização é necessário levar documentos pessoais, bem com comprovante de residência. Esse procedimento serve para evitar que alguém possa pedir autorização para cortar uma árvore de um vizinho, por exemplo. Após o pedido, os técnicos da SMAM vão até a residência para verificar se há mesmo a necessidade de poda ou retirada da planta. “Se aquela árvore está causando problemas é feita a autorização.

A pessoa retira o documento na SMAM e executa o trabalho quando for no pátio da residência. Quando for na via pública e a árvore está causando problemas na calçada ou na iluminação pública, por exemplo, se faz o mesmo procedimento, mas quem executa o trabalho é a Secretaria de Transporte e Serviços Gerais”, explica Becker.

A notícia completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.

Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis

Gostou? Compartilhe