Crianças cuidam do bairro e dão lição de cidadania

Alunos da escola de educação infantil Geny Araújo Rebechi recolheram lixo e instalaram lixeiras pelas ruas do bairro Manoel Corralo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mais de 80 alunos da escola municipal de educação infantil Geny Araújo Rebechi deram uma lição de cidadania na manhã de ontem no Bairro Manoel Corralo. Com luvas e sacos de lixo, eles percorreram algumas ruas próximas da escola para recolher os entulhos jogados nas vias. Além de dar o exemplo, os pequenos instalaram seis lixeiras feitas com latas de tinta e decoradas por eles para incentivar a comunidade e depositar o lixo em local adequado ao invés de sujar as ruas. O projeto “Cuidando do Nosso Bairro” é desenvolvido na escola desde 2008 e constantemente realiza ações de conscientização sempre com o acompanhamento dos professores, pais e parceiros da iniciativa.

Papeis de bala, embalagens plásticas e pontas de cigarro foram os materiais encontrados jogados na rua conforme o relato das próprias crianças. Na escola os pequenos aprendem como o lixo deve ser disposto para causar menos prejuízos ao meio ambiente. “Tem que colocar no lixo e separar”, diz o pequeno Gustavo Schmidt, de quatro anos. Em casa, eles cobram dos pais o cuidado e na rua dão o exemplo quando alguém joga lixo no chão. “A gente recolhe e coloca no lixo”, conta a pequena Maria Eduarda Nogueira, também de quatro anos.

Cuidando Nosso Bairro

A professora Denise Quadros de Oliveira é a responsável pelo projeto “Cuidando Nosso Bairro” desde 2008, ano de inauguração da escola. Ela conta que a comunidade escolar sentiu a necessidade de desenvolver ações que incentivassem o cuidado com o meio ambiente. “As crianças aprendem com o exemplo e são a nossa continuidade em casa. Elas levam o que aprenderam e cobram isso dos adultos”, ressalta a professora.

O projeto é continuo e quando há a necessidade eles fazem esse trabalho nas ruas. “Muitas vezes as crianças mesmo nos instigam a fazer a caminhada para recolher o lixo jogado nas ruas”, conta a professora. Desta vez, eles também instalaram algumas lixeiras confeccionadas por eles. Elas são feitas de latas de tinta vazias que foram pintadas e identificadas para que a população possa utilizá-las. A iniciativa contou ainda com o apoio do projeto Mulheres da Paz. Elas foram convidadas pela escola para auxiliar no trabalho.

 

Gostou? Compartilhe