Parceria amplia ações da Cáritas Arquidiocesana

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Cáritas Arquidiocesana encontra nas parcerias a oportunidade de viabilização das diversas ações que desenvolve. Em 2012, o apoio da Universidade de Passo Fundo através do “Programa de apoio institucional a discentes de extensão e de assuntos comunitários (Paidex)”, possibilitará à entidade uma qualificação ainda maior de suas ações. Para o coordenador da Cáritas Arquidiocesana, Luiz Costella, o programa “é uma forma da Universidade, através da Vice Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, se fazer mais presente junto à comunidade através das instituições sociais”.

Todos os alunos são acompanhados pela instituição e por um professor da área de atuação do aluno bolsista. O professor é responsável pelo projeto apresentado junto à Universidade e, junto com a entidade, pela metodologia de aplicação da proposta. A Cáritas contará este ano com o apoio de cinco bolsistas da UPF, nas áreas de artes visuais, comunicação, fisioterapia, nutrição e serviço social. No caso das acadêmicas de artes visuais, fisioterapia e nutrição, a atuação se dá nos grupos comunitários e associações acompanhados pela entidade. Já os alunos dos cursos de comunicação e serviço social auxiliam no desenvolvimento institucional da entidade no apoio a projetos específicos, como o TransformAção e o Fundo Arquidiocesano de Solidariedade, respectivamente.

Bruna Deisi Zanatta, bolsista de fisioterapia pelo Paidex, explica que a iniciativa é muito válida. “Entramos em contato com muitos grupos, cada um com suas particularidades, e isso acrescenta muita experiência. Na faculdade aprendemos bastante teoria, e a oportunidade de reproduzir isso na prática é muito válida”, ressalta a estudante.

O projeto permite propiciar melhora na qualidade de vida das pessoas atingidas, através do aprendizado de novas técnicas de artesanato, cuidados com o corpo, com a alimentação e facilidade no acesso a direitos e informações. Para Costella, “o apoio da Universidade através dos bolsistas se mostra uma importante possibilidade de crescimento pessoal e dos grupos acompanhados pela Cáritas, ajudando a entidade no cumprimento de sua missão”.

Gostou? Compartilhe