Chuvas permanecem abaixo da média

Mês de abril se encaminha para o final e região sofre com o quarto mês consecutivo com chuvas abaixo da média

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A entrada da frente fria na quinta-feira (19), que trouxe nuvens carregadas, deu a esperança de que a prometida chuva viria, mas isso não aconteceu. “As nuvens estavam numa altura média e não tinha umidade relativa do ar nas condições para que ocorresse a chuva”, explica o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet. Na sexta-feira (20), o tempo novamente se armou a partir da metade da tarde, mas a chuva, que apareceu no final da tarde ou início da noite em algumas regiões da cidade foi de fraca intensidade.

Para sábado (21) a previsão é de uma nova área de instabilidade com algumas nuvens carregadas que deve provocar pancadas de chuva em áreas isoladas. “A temperatura entra em ligeiro declínio na noite de sábado. E as chuvas, se vierem, não devem ser de quantidade significativa”, informa Sampaio. O sábado terá temperatura mínima de 15ºC e máxima de 24ºC.

O domingo (22) ainda pode permanecer com céu encoberto com garoa ou formação de nevoeiro, que é uma característica do outono, “mas o sol à tarde deve predominar e a temperatura mínima fica nos 12ºC e a máxima não vai passar dos 20ºC”, projeta o observador. Conforme ele, o domingo terá vento quadrante sul, “então, quem estiver na rua terá sensação térmica de mais frio do que marcam os termômetros”, completa.

Na segunda-feira (23) o tempo melhora no decorrer do período, “porque já entra um ar frio e seco e o dia fica claro a parcialmente nublado”, ressalta. As temperaturas na segunda-feira ficam entre a mínima de 10ºC a máxima de 20ºC. Na terça-feira uma massa de ar polar entra e pode ocorrer a primeira geada do outono na região. A mínima deve ficar em torno de 8ºC e a máxima não passa dos 20ºC.

A partir de quarta-feira permanece a temperatura baixa pela manhã, mas já entra em elevação à tarde, e pode chegar nos 25ºC. “O friozinho já deve se afastar na quarta-feira”, destaca Sampaio.
Até agora choveu 34,3 milímetros, o que representa 29% da média de 118,2 milímetros para o mês de abril. As temperaturas máximas têm ficado 3,5ºC acima da média: “está sendo um mês de abril quente”, comenta Sampaio. Com relação às chuvas, é importante lembrar que “já estamos no dia 20, no quarto mês do ano em que as chuvas vêm se mantendo abaixo da média, aumentando ainda mais o déficit hídrico”, salienta o observador.

Gostou? Compartilhe