Em assembléia geral da Uampaf (União das Associações de Moradores de Passo Fundo ), a direção do Condel (Conselho Deliberativo) e os presidentes das associações de bairro de Passo Fundo decidiram por realizar as eleições somente em março de 2013. A proposta foi avaliada por 56 presidentes de bairros e a decisão foi unânime.
Segundo o presidente do Condel, João Otacílio Pereira de Mello, a realização de eleição ainda em 2012 teria interferência nas eleições para vereador e prefeito, o que poderia resultar em ações na Justiça pedindo pela impugnação do processo eleitoral dos presidentes de bairro e da direção da Uampaf. Além disso, ele justificou ainda que não haveria tempo hábil para alugar as urnas eletrônicas, cumprir o regimento interno da entidade, que prevê três meses de debates eleitorais e ainda garantir a colocação de urnas nos 25 bairros que ficaram de fora das eleições que foram suspensas no dia 25 de março passado.
Com a decisão, o mandato dos atuais presidentes será prorrogado até o próximo ano e as eleições passam a ser realizadas em anos ímpares - quando não acontecem eleições municipais - conforme está previsto no regulamento interno da entidade. As eleição deve acontecer no último domingo de março do ano que vem - 31 de março de 2013.
Esclarecimento
O presidente do Condel (Conselho Deliberativo) da Uampaf, João Otacílio Pereira de Mello, esclareceu que as eleições da entidade não foram impugnadas ou canceladas pela Justiça, mas sim, suspensas. Por isso, obedecendo ao estatuto e ao regimento eleitoral, somente concorrem as eleições do dia 31 de março de 2013 as 62 chapas das associações de bairro e três a presidência da Uampaf já inscritas.
As inscrições somente serão abertas nos 25 bairros que não inscreveram chapas para as eleições deste ano. Esta eleição poderá ocorrer - se houver chapas interessadas - 90 dias após a eleição da mesa da Uampaf e das associações de bairro, marcada para o dia 31 de março de 2013.