Criado pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal de Passo Fundo (Seplan) e financiado com recursos do Fundo Municipal de Gestão Compartilhada de Saneamento, o Projeto Goio-En tem entre os parceiros a Universidade de Passo Fundo (UPF). Nesta sexta-feira (20), a Faculdade de Educação (Faed) sediou uma das oficinas, envolvendo professores de educação infantil da rede municipal de ensino. A oficina, com o tema Introdução ao Saneamento, foi coordenada pelo professor Marcelo Hemkemeier e alunos estagiários do curso de Engenharia Ambiental.
Para Elizabeth Foschieira, uma das professoras envolvidas na atividade, o convênio com a UPF está oportunizando a realização de diversas oficinas para representantes de todas as escolas municipais, estaduais, particulares, bem como para instituições parceiras que tenham interesse na formação de multiplicadores. Além desse público, serão envolvidos representantes do setor da saúde e da assistência social. “O curso objetiva propiciar a sensibilização e formação de multiplicadores para que desenvolvam, em seus locais de trabalho, iniciativas de educação ambiental, construindo um sentimento de pertencimento e de cuidado com o lugar onde moram e trabalham”, destaca.
Segundo Elizabeth, a primeira oficina para educadores, realizada nesta sexta, é a continuidade do curso de 40 horas, iniciado no dia 22 de março, que terá encontros mensais até o mês de outubro.
O Projeto Goio-En tem o objetivo de esclarecer a população e proporcionar formação para multiplicadores na área da educação ambiental e saneamento. O nome é originado na denominação indígena do rio, que virou nome da cidade e hoje precisa de cuidado.