As donas da casa

Projetos habitacionais do Minha Casa, Minha Vida em Passo Fundo beneficiam famílias comandadas por mulheres

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O déficit habitacional de Passo Fundo é de aproximadamente cinco mil residências. Os projetos em andamento pelo programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida devem criar nos próximos anos pelo menos três mil novas moradias para famílias de baixa renda. Com projetos para faixas de rendimento específicas, os financiamentos se encaixam nas contas de cada família. Nesse contexto, as mulheres têm prioridade para contratarem os financiamentos. Em um dos projetos desenvolvidos na Vila Donária, das 58 casas construídas e que serão entregues no próximo mês, 57 ficarão em nome das mulheres.

De acordo com a secretária de Habitação Cladivânia Sberse Vanina a entrega das casas em nome das mulheres que são chefe de família diminui a probabilidade de venda das residências após conseguirem o financiamento. Ela explica que em algumas situações em que as casas foram entregues em nome dos homens elas foram vendidas pouco tempo após as famílias terem se mudado.

Três anos

A dona de casa Melania Weirich mora em uma casa comprada por meio do programa Minha Casa, Minha Vida há aproximadamente três anos. Ela conta que ficou na fila de programas habitacionais por sete anos antes de conseguir a casa própria. Na hora da assinatura do contrato e dos documentos a prefeitura deu preferência para que tudo ficasse no nome dela. “Eles preferem assim porque em muitos casos os maridos venderam as casas”, reitera.

Ela e a família tinham uma casa construída no terreno de um parente no Bairro Boqueirão que decidiu vendê-lo. Eles precisaram se mudar. Antes de ir para a casa atual eles passaram um tempo em uma moradia em condições precárias. “É bom ter a casa da gente. A gente continua pagando, mas está no nosso nome e temos como pagar o financiamento”, observa. No local moram sete pessoas e nos fundos do terreno uma casa foi construída para uma das filhas.

A  matéria completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional. 

Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.

Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis

Gostou? Compartilhe