Um morador do Bairro Industrial teve uma surpresa quando foi colher batata doce de um pé que se desenvolveu espontaneamente no quintal da casa. José Priotto, 32 anos, retirou da terra um tubérculo de 11,955 quilos. Acostumado a cultivar vários alimentos no terreno da parte de trás da residência, neste ano ele não havia plantado batata.
Priotto e a mulher Alair Deggerone moram na casa há dois anos com a filha Júlia. Eles sempre gostaram de cultivar alimentos no quintal de casa, entre eles batata-doce. No entanto, a última vez que plantaram o tubérculo foi na safra de 2011. Neste ano, as plantas se desenvolveram sozinhas e não havia muitas expectativas referentes à colheita. “Esse ano eu nem pretendia tirar. Mas fui olhar pra ver o que encontrava e achei essa batata enorme”, conta Priotto.
Ele conta que na última safra havia colhido tudo que estava na terra e inclusive chegou a mexer a terra para plantar outras coisas. Além disso, a batata não estava muito funda na terra, o que o leva a acreditar que o tubérculo não tenha ficado de um ano para o outro. Segundo ele, nenhum tipo de fertilizante especial foi utilizado para estimular o crescimento. Vindos do interior, a mulher conta que nunca havia visto uma batata tão grande.
A batata é tão grande que chega a ser mais pesada do que a filha do casal. A pequena Júlia pesa cerca de 10 quilos. Ainda sem ter certeza com o que fará com o tubérculo gigante, ele diz que pretende cortá-la e consumi-la.
Nove quilos
No início do mês, um casal de agricultores de Sarandi colheu uma batata de nove quilos. De acordo com o técnico da Emater/RS-Ascar de Sarandi, Evandro Ribeiro Schnell, essa hortaliça produz bem em qualquer tipo de solo. Consideram-se ideais os solos mais leves, bem estruturados, com fertilidade de média a alta, bem drenados e boa aeração. Conforme dados da Embrapa, a batata-doce é uma planta rústica, resistente à seca, de fácil cultivo, baixo custo de produção, permite colheita prolongada e apresenta resistência a pragas e doenças, além de ser protetora do solo.
Batata-doce de quase 12 quilos é colhida em Passo Fundo
· 1 min de leitura