Os municípios de Marau, Não-Me-Toque, Tapejara, Carazinho e Getúlio Vargas já contam com mais vagas e opções de horários para a realização de provas teóricas eletrônicas na Regional do Detran/RS, em Passo Fundo. Trata-se do projeto de regionalização dos exames que vem sendo implantado gradativamente pela Autarquia para obtenção, reciclagem ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação. Hoje, já são 552 vagas para prova eletrônica por semana, sendo atendidos candidatos agendados por 26 Centros de Formação de Condutores da região. Há cinco horários diários disponíveis, de segunda a sexta-feira. A Regional de Passo Fundo situa-se na Rua Independência, 774, no Centro.
A regionalização é uma medida que vem sendo adotada pelo Detran/RS para otimizar os recursos humanos e materiais utilizados na aplicação dos exames. Com a concentração dos exames nas regionais, os examinadores são liberados para realizar as provas práticas, atendendo ao crescimento da demanda.
Vantagens da prova eletrônica
Na prova eletrônica, o candidato ganha tempo para a prova e para todo o processo de habilitação. Para a prova, porque não existe a etapa de preenchimento da grade de respostas. Para o processo como um todo, porque ele já sai do exame com o resultado, o que permite agendar de imediato no Centro de Formação de Condutores a etapa seguinte, das aulas práticas. Essa modalidade de prova traz também economia para a sociedade, pois elimina os malotes e as centenas de formulários de provas em invólucros lacrados, deixando de consumir um volume enorme de papel e de plástico. Suprime ainda a necessidade de conferências, correções, digitações, bem como digitalização e arquivamento das provas impressas.