Faltam algumas semanas para o dia das mães, mas o comércio varejista de Passo Fundo já se prepara para a data, que acontece dia 13 de maio. Segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo, em 2011 foi registrada queda de 2,09% em relação ao mês no ano anterior, mas para este ano existe a perspectiva de aumento de 5,2% no período.
Ainda assim, as vendas no ano passado foram muito boas, é o que diz a gerente de loja da Volpato, Elisete Schimdt Alves. O estabelecimento registrou um aumento de 30% a 32% em relação a 2010. “Nossa expectativa esse ano é bem otimista, mesmo considerando que tivemos uma seca na região. Esperamos um aumento de 17% a 20% em relação às vendas do ano passado”, salienta. Ela ainda ressalta que o dia das mães é a segunda melhor data para o comércio.
O gerente de loja da Schumann, Renato Lopes, reforça essa ideia ressaltando que o dia das mães é encarado pelo varejo como o segundo Natal do ano. “É um dia especial onde se cria uma expectativa muito forte no comércio. Aproveitando o IPI zero na linha de móveis e IPI reduzido na linha branca, o cenário torna-se bem atrativo para o consumidor que quer aproveitar e de repente trocar seu refrigerador, fogão, lavadora ou roupeiro e cozinha”, diz o gerente.
Entre os itens que tem mais saída são eletrodomésticos como forno microondas, forno elétrico, lavadoras automáticas e a linha menor de bazar, que incluí eletrodomésticos como batedeiras e liquidificadores. “Geralmente, pensou na mãe, pensou no eletrodoméstico novo ou de repente no produto para embelezar a mãe ou a esposa, como secador de cabelo. As lojas se preparam para decorar suas vitrines com esse produto”, explica Lopes. Com as reduções do IPI, uma lavadora automática, por exemplo, pode ficar entre R$ 150,00 e R$ 190,00 mais barato. Já na linha de móveis, um box estofado pode diminuir em torno de 10% no valor com o IPI zero.
Alves salienta que o mês de maio é quando a maioria da população está com as últimas prestações do IPVA e IPTU, mas que é preciso aproveitar as atuais condições de compra. “As pessoas têm que comprar inteligentemente, independente da estação do ano. Adquirir um refrigerador hoje com imposto baixo é uma compra inteligente, vai economizar em energia elétrica e no IPI”, justifica.