A União das Associações de Moradores de Passo Fundo (Uampaf) pediu à Justiça a extinção do processo que suspendeu as eleições da diretoria da entidade e das Associações de Moradores há cerca de um mês. O pedido foi protocolado no Fórum na manhã de ontem (23). No último sábado (21), as associações de moradores decidiram em assembleia pela realização da eleição apenas em 2013. O movimento afirma que dessa forma terá mais tempo para organizar as eleições e refazer o pedido das urnas eletrônicas à Justiça Eleitoral com o intuito de atender todos os bairros que possuem associações de moradores.
Segundo o advogado da Uampaf, Alessandro Gradasqui, com essa decisão, não haveria necessidade da continuação do processo judicial. “O objeto da ação era a falta de urnas nos 25 bairros sem chapas inscritas. Ficou definido que serão colocadas as urnas necessárias. Com essa decisão, o processo perdeu o objeto, não há o que julgar. Mas, vamos aguardar a decisão da Juíza”, justificou Gradasqui. As chapas homologadas continuarão as mesmas e as atuais diretorias tiveram o mandato prorrogado até o próximo ano. Além disso, as eleições passarão a ser realizadas em anos ímpares, sem a interferência de eleições municipais. A proposta foi avaliada por 56 presidentes de bairros e a decisão foi unânime.
Entenda o caso
As eleições do movimento comunitário foram suspensas por uma liminar no dia 24 de março, um dia antes da votação. Elas deveriam ocorrer em 63 bairros do município, no entanto, outros 25 bairros que não tinham chapas inscritas não possuíam urnas em suas comunidades. O pedido de suspensão da eleição para a diretoria da Uampaf foi feito pela chapa 8. Como as urnas eletrônicas já estavam programadas para receber dois votos, a própria Uampaf pediu a suspensão das eleições das associações de moradores.
Esclarecimento
O presidente do Condel (Conselho Deliberativo) da Uampaf, João Otacílio Pereira de Mello, esclareceu que as eleições da entidade não foram impugnadas ou canceladas pela Justiça, mas sim, suspensas. Por isso, obedecendo ao estatuto e ao regimento eleitoral, somente concorrem as eleições do dia 31 de março de 2013 as 62 chapas das associações de bairro e três a presidência da Uampaf já inscritas.
As inscrições somente serão abertas nos 25 bairros que não inscreveram chapas para as eleições deste ano. Esta eleição poderá ocorrer - se houver chapas interessadas - 90 dias após a eleição da mesa da Uampaf e das associações de bairro, marcada para o dia 31 de março de 2013.