Chegada do inverno pode diminuir em até 20% doações de sangue

Doadores com fator negativo são os mais deficitários nos bancos de sangue da cidade

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Alguns períodos do ano são críticos para a manutenção dos estoques dos bancos de sangue de Passo Fundo. Períodos de férias, vésperas de feriado e até a baixa das temperaturas influenciam a diminuição do número de doadores. No Hemopasso, por exemplo, a média é de 1,2 mil coletas de sangue por mês. No inverno esse número pode baixar em 20%. Para tentar compensar a menor procura, horários alternativos para as doações são organizados aos sábados, além de coletas em municípios da região com o ônibus adaptado especialmente para este trabalho.

De acordo com o agente captador Eduardo Ferreira, o Hemopasso é responsável pelo atendimento de 139 municípios da região. As doações de sangue com fator RH negativo são as mais deficitárias, principalmente as do sangue O-. “As pessoas que têm sangue O- são doadoras universais, por isso é importante que doem”, observa Ferreira.

Funcionamento Hemopasso

O funcionamento do Hemopasso é de segunda à sexta-feira das 7h às 18h15. Além disso, conta com um ônibus adaptado para fazer coletas itinerantes. Pessoas ou municípios interessados em agendar uma coleta coletiva podem entrar em contato com o setor de captação do Hemopasso pelo telefone 54 3311-5555. É necessário apenas o envio de um ofício para formalizar o pedido e concretizar o agendamento, conforme a disponibilidade.

Coleta aos sábados

Nos dias 05 e 19 de maio o Hemopasso estará aberto para receber doadores das 07h às 11h30. Para doações aos sábados pela manhã é necessário agendamento prévio pelo telefone 54 3311-5555.

A matéria completa na edição impressa  e  digital do Jornal O Nacional.  Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.

Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis

Gostou? Compartilhe