Meta é vacinar 30 mil pessoas contra a gripe em Passo Fundo

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi lançada ontem (24) pelo Ministério da Saúde

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Em todo o país, o objetivo é imunizar 80% das pessoas que compõem o público-alvo da campanha, o que representa a vacinação de mais de 30 milhões de pessoas contra a gripe. Essa foi a meta apresentada na manhã de ontem (24) durante o lançamento da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe do Ministério da Saúde, que chega este ano à 14ª edição. Em Passo Fundo, serão 30 mil pessoas vacinadas durante a campanha, que acontece de 5 e 25 de maio.

Para definir os locais e as estratégias da campanha no município será realizada hoje (25) pela manhã uma reunião com toda rede envolvida, conforme informou Mara Dill, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. “É importante ressaltar que as pessoas que fazem parte do público-alvo devem levar a carteira de vacinação, especialmente as crianças, porque elas devem receber duas doses e isso precisa ser registrado na carteira de vacinação”, afirma Mara. Somente no ano passado, a mortalidade por influenza H1H1, uma das doenças para as quais a vacina da gripe imuniza, teve queda de 64%. O número de casos graves notificados teve redução de 44%.

No dia 5 de maio acontecerá o Dia D de mobilização nacional, com postos funcionando das 8h às 17h. A campanha será realizada em parceria do Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de todo o país. Seu principal objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza nesta população.

A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). Para a campanha, o Ministério da Saúde distribuiu 31,1 milhões de doses da vacina e repassou R$ 24,7 milhões do Fundo Nacional de Saúde aos fundos estaduais e municipais. Das doses distribuídas neste ano, 96% foram produzidas no Brasil. Fazem parte do público-alvo: idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade, profissionais de saúde e indígenas.

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