O Conselho do Fundo de Solidariedade (FDS) da Arquidiocese de Passo Fundo realizou na última quarta-feira (25) uma reunião de avaliação, aprovando mais seis projetos comunitários, que devem beneficiar juntos, cerca de 400 pessoas diretamente e mais de 3.500 indiretamente. Com a aprovação destes, o Fundo chega à marca de 149 projetos apoiados desde seu início, em 2000.
As iniciativas “Panificação Solidária” e “Gestão e Solidariedade”, beneficiam, respectivamente, um grupo de mulheres do Bairro Leão XIII em Passo Fundo e o Patronato Santo Antônio, em Carazinho. O primeiro abrangerá 12 famílias, apoiando um grupo de mulheres que produz pães, cucas e bolachas. O projeto prevê a aquisição de um forno e uma assadeira que melhorarão a infraestrutura do grupo e os produtos confeccionados, possibilitando geração e complementação de renda. Já o segundo visa a realização de oficinas de capacitação profissional com jovens do Patronato, proporcionando a aprendizagem de produção de panificados com adolescentes e jovens, atingindo cerca de 100 famílias de Carazinho.
O projeto “Tudo por amor” proporcionará à um grupo de cinco mulheres do Bairro Alvorada, em Passo Fundo, a aquisição de equipamentos e materiais para melhorar a produção de artesanato , utilizados para venda e doação à famílias carentes do bairro. Já a próxima iniciativa “Auxílio ao hospital São Roque”, beneficiará toda a comunidade de Dois Lageados, melhorando a estrutura do hospital que é atualmente mantido pela comunidade, através da compra de colchões.
Os últimos dois projetos apoiados nesta reunião do Conselho do FDS beneficiarão o Setor Arquidiocesano de Juventude e o projeto “Emaús”, desenvolvido pela paróquia São Luiz Gonzaga em Casca. A primeira iniciativa atingirá diretamente 25 jovens, integrantes do setor, e indiretamente cerca de 3000 jovens, participantes dos movimentos e pastorais na Arquidiocese, auxiliando o projeto com despesas em encontros de formação e viagens de articulação da Jornada Mundial da Juventude. Por outro lado, o “Projeto Social Emaús” proporcionará o trabalho com 40 crianças através de oficinas de artesanato, espanhol, aulas de instrumento musical e edição de vídeos, fotos e áudio, em Casca.
Segundo Dom Pedro Ercílio Simon, Arcebispo de Passo Fundo, “O FDS tem como objetivo educar para a solidariedade, já que está ligado à Campanha da Fraternidade. É um espaço onde as pessoas podem ver a solidariedade acontecer”. Dom Ercílio explica ainda a importância deste apoio aos grupos e iniciativas comunitárias: “O Fundo de Solidariedade apoia esses projetos que, na maioria das vezes, são de grupos pequenos e que, possivelmente, não teriam outro meio de acontecer senão através da solidariedade da comunidade de nossa Arquidiocese”, destacou.
O Fundo de Solidariedade da Arquidiocese de Passo Fundo beneficia em torno de 12 projetos por ano nas áreas de educação e formação para a solidariedade, geração de renda, saúde alternativa e preventiva, resgate da dignidade humana, população em situação de exclusão e meio ambiente e reciclagem.