Passo Fundo está cotada para sediar curso de Medicina da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). O reitor Jaime Giolo afirmou que a instituição possui interesse em instalar um Centro Avançado de Ciências da Saúde em sua região de abrangência, que inclui o norte do Estado. A intenção inicial é instalar na cidade um campus que ofereça o Curso de Graduação em Medicina e depois, conforme as necessidades macrorregionais, expandir a atuação da Universidade para outros cursos da área da saúde.
Para confirmar o interesse de Passo Fundo em abrigar o campus da UFFS, uma comitiva de lideranças da cidade e da região reuniu-se ontem (25) com a reitoria da instituição na sede em Chapecó. No encontro, foi solicitado à Universidade a incorporação da proposta em seu Plano de Desenvolvimento Institucional e o empenho por sua concretização junto ao ministro da Educação Aloízio Mercadante. Os líderes regionais deverão reunir-se ainda com o governo do Estado e com Mercadante, para avançar nas negociações.
Entre as lideranças que integraram a comitiva estavam os prefeitos Airton Dipp, de Passo Fundo, e Vilmar Zanchin, de Marau, o vice-prefeito de Passo Fundo, Rene Cecconello, os deputados estaduais Diógenes Basegio (PDT) e Altemir Tortelli (PT), o presidente do Conselho Municipal de Saúde Dário Delavi, os diretores do Hospital São Vicente de Paulo e do Hospital da Cidade e Neri Gomes, assessor do Deputado Marco Maia.
Passo Fundo poderá ter mais um curso de medicina
· 1 min de leitura