Se depender do colégio militar Tiradentes, de Passo Fundo, o Brasil brigará por medalhas nas modalidades de tiro e esgrima, nas Olimpíadas de 2016, que acontecem no Brasil. Os dois esportes foram inseridos nas atividades extracurriculares, para formação de atletas e as aulas já estão em andamento.
Longe de ter a mesma visibilidade de esportes mais tradicionais no país, o projeto Passo Fundo Rumo ao Rio 2016, abre espaço para popularização das duas modalidades. A resposta dos alunos foi imediata. No curso de pistola de ar, realizado a partir de uma parceria com a Polícia Federal, Brigada Militar, Clube de Tiro e Caça de Passo Fundo, e empresa Rossi, 33 estudantes participaram do processo seletivo. Os 15 melhores de mira foram aprovados e garantiram vaga. Uma vez por semana, o grupo comparece no estande do 3º RPMon, para aperfeiçoar os fundamentos do esporte. Idealizador do projeto e um dos instrutores, o policial federal, Alexandre Nogueira, observa que para ser um bom atirador é preciso reunir três características básicas: disciplina, leitura (conhecer o regulamento), e atividade física.
Das 14 pistolas disponíveis no projeto, 10 delas foram doadas pela empresa Rossi. O restante pertence aos instrutores. A arma de pressão tem calibre 4,5 milímetros e custa em média R$ 700. “Nossa meta é preparar esportistas para o Rio 2016. Além das aulas, vamos participar de competições para os alunos adquirirem experiência” afirma Nogueira. A primeira delas já tem data marcada. Será dia 29 deste mês, no Clube de Tiro e Caça de Passo Fundo. A partir do próximo ano, a meta é disputar competições em nível estadual. Para simular a exigência das provas, durante as aulas cada aluno dispara em média 60 vezes, e as alunas, 40, cada. A intenção dos coordenadores é, em médio prazo, estabelecer parcerias com a Prefeitura Municipal e com o Ministério dos Esportes para ampliar a participação e adquirir mais equipamentos.
A matéria completa na edição impressa e digital do Jornal O Nacional. Assine já! www.onacional.com.br/assinaturas.
Agora também disponível para iPad e iPhone. Acesse a App Store e baixe o aplicativo grátis